sexta-feira, 20 de abril de 2018

FAÇA VOCÊ MESMO (A) para quem tem disposição!

É amante do “faça você mesmo (a)”? Sua mão coça quando vê um DIY no Pinterest? Gosta de arrumar o que fazer pra não tomar conta da vida alheia? Então venha ver o tutorial de como esconder a porcaria da porta... Já aviso: pra pintar porta tem que ter disposição, pra pintar porta tem que ter habilidade, pois pintar porta não é mole não! Bora, gente? 

                                                                                  DEVIANT ART
MATERIAIS: 

◆ Braço de merendeira de cantina de escola de freira (Se você for Roots) OU lixadeira orbital (Fortemente indicada); 
◆ Folha de lixa para madeira: usei nº 180, nº 220 e nº 320 (depende de como está sua porta); 
◆ Fita crepe; 
◆ Trincha ou Pincel; 
◆ Rolo de espuma; 
◆ Fundo à base de água para madeira; 
◆ Massa corrida; 
◆ Espátula; 
◆ Tinta Acrílica Fosca Lavável (recomendo!), mesma cor da parede. 

PASSO A PASSO: 

LIXAR PORTA, BATENTE e GUARNIÇÃO. 
Não tenho batente e guarnição, tenho um refugo de caixa de madeira de feirante: muitas farpas, fora de esquadro, buracos, péssima qualidade da madeira... Enfim, por isso comecei com a lixa nº 180, depois a nº 220. Primeiro retirei as fartas, imperfeições e verniz com a nº 180, em seguida dei acabamento com a lixa mais fina. Após tudo estar devidamente lixado, passar pano úmido para retirar o pó e poeira.

Guarnições e metade da porta lixada. A metade "brilhante", ainda não lixada, com verniz.

PASSAR O FUNDO PREPARADOR PARA MADEIRA. 
Colar fita crepe na parede, rente à guarnição, para preservar as paredes. Retirar maçaneta ou protegê-la com fita crepe. Não aplicar o produto nas dobradiças, fita crepe nelas. Depois do pano úmido, esperar secar antes de efetuar a primeira demão do fundo para madeira. Passadas as horas indicadas na lata, executar a segunda demão.


Aplicando a segunda demão para melhor cobertura da superfície.

📌 ATENÇÃO! Observar as instruções contidas na embalagem do produto: 
Demãos: quantas aplicações necessárias; 
Secagem: intervalo entre as demãos; 
Diluição: quantidade específica do produto + quantidade de água. 

APLICAR MASSA CORRIDA. 
Massa corrida?! Pra quê? Pode ser que você não precise, mas eu... 
A guarnição da minha porta, aquela moldura que dá acabamento batente/parede, é toda assim: cheia de vãos e buracos. Veja as fotos 1 e 2


Fotos 3 e 4: Passar massa corrida nas imperfeições. No dia seguinte, lixar com a nº 320 os locais que estavam com a massa até nivelar com a madeira, depois lixar a porta toda também com a lixa nº 320. Assim, deixará a superfície mais homogênea ao toque. Em seguida, pano úmido para tirar o pó. 

PINTAR. 
Ler as instruções da lata quanto à diluição, demão e secagem. Aplicar primeira demão e aguardar o tempo estabelecido para secagem. Depois de transcorrido o tempo determinado na embalagem, pintar a segunda demão. Agora é só aguardar a secagem novamente para poder retirar a fita crepe. Minha porta camuflada ficou assim: 


Abaixo outra porta, essa pintei com a intenção de integrá-la ao papel de parede:


Mas se você tem uma linda porta e quer destacar toda a belezura, pinte com uma cor contrastante com a parede, como essa porta M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A da entrada de um apartamento que fotografei ano passado: 


O lado bom do “faça você mesmo (a)” é que você passa a dar valor ao trabalho do prestador de serviço, percebe quanto tempo e esforço foi despendido na tarefa. No fim você pode comparar: o preço cobrado é justo! Desde que o profissional faça um ÓTIMO trabalho...

2 comentários: