terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Um valor que não tem preço!


Cestos indígenas comercializados pela Cestarias Regio.

Alguns brasileiros padecem da falta de fé em si mesmos, o tal complexo de vira-latas, termo criado por Nelson Rodrigues que perdura, infelizmente, até hoje. Eles veneram outros países e repudiam o Brasil, estrangulam nossa identidade. 

Por sorte, há movimento contrário, pessoas que incentivam a cultura e tradições tupiniquins, prestigiam o artesanato e arte popular brasileira. Entendem que o nosso patrimônio é a nossa origem, esse saber/fazer que atravessa gerações e narra nossa história.

A riqueza do Brasil é a miscelânea! Ainda que sua fundação tenha influência estrangeira, o país construiu seus próprios costumes e particularidades regionais. Sendo assim, devemos valorizar nossas raízes, defender e ter orgulho da própria identidade. A cultura brasileira é belíssima! 

Abaixo fiz uma seleção de ambientes ecléticos que priorizaram e apoiaram os artesãos do meu rico e maltratado Brasil brasileiro. Diversidade de estilos em plena harmonia:


"Casa de Paulo Borges, a imagem de santo, de um artesão de Olinda, está sobre a mesa lateral da Micasa. “Quero levar o artesanato ao design. Só nós, brasileiros, podemos fazer esse reconhecimento”, diz." Imagem e texto Revista Casa e Jardim.

Revista Casa e Jardim.







Cadeira fruto da parceria entre os Irmãos Campana e o seleiro nordestino Espedito Veloso de Carvalho. Imagem Casa Vogue.  

Não despreze essa maravilha! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário