quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Apertamento

O título é esse mesmo, um neologismo indispensável para designar o novo conceito de apartamento pequeno, às vezes, minúsculo. As construtoras abraçaram a frase do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe: "less is more" ("menos é mais"), porém não no contexto em que foi criada, enquanto o arquiteto referia-se à arquitetura de geometria clara, minimalista e sofisticada, livre de ornamentos e excessos, os aglomerados urbanos tenderam para a restrita dimensão dos espaços habitacionais, menos espaço, mais apartamentos. Enfim, se você, caro(a) leitor(a), assim como eu, mora num "apertamento", além de ser necessária a marcenaria planejada, extraindo funcionalidade de cada cantinho, você pode adquirir peças que atendam 2 funções ao mesmo tempo, por exemplo, um puff com função de baú, só retirar o assento e armazenar seus objetos ou um mobiliário dobrável, que pode ser guardado, liberando espaço quando necessário, além de infinitas outras possibilidades. Por isso, resolvi abrir meu coração e compartilhar uma mesa que projetei para minha cozinha, ela desmonta e posso guardá-la no armário, junto com os banquinhos dobráveis ou colocá-la na sacada, mudando de lugar conforme a conveniência. Vamos ver qualé dessa mesa, sigam-me os bons!

Uma perspectiva da cozinha do apertamento.

Mobiliário prático, os bancos dobráveis e a mesa desmontável, são fáceis de guardar quando não estão em uso, veja-os abaixo: 

Mesa desmontada, cabe dentro do armário ou escondida no baú da cama box.

Banco dobrável: peça versátil, atende tanto a função de assento extra como também pode ser mesa lateral. O orifício no assento permite pendurá-lo após o uso. Os meus comprei na Tok&Stok, mas há outras empresas que vendem.

Para encerrar a postagem, não poderia deixar de falar do caminho e guardanapos de tecido que ornamentam a mesa, além de belos, servem para protegê-la contra riscos, umidade e calor. Um tempinho em uma loja de tecidos mais o talento da caprichosa Sônia, renderam três joguinhos composto de 1 pano de prato, 2 guardanapos e 1 caminho. Isso me lembra mais uma frase de Mies van der Rohe: “Deus está nos detalhes”.
Lindinhos! Adorei!

AGRADECIMENTOS:
  • Execução marcenaria:Valério Móveis.
  • Pintura mesa: Durval Duarte.
  • Tinta: Viva Tintas.
  • Cachepot branco: Martye’s Presentes.
  • Confecção caminhos, guardanapos e panos de prato: Sônia Lima. Como se não bastasse costurar muito bem, cozinha que é uma loucura e você pode experimentar os quitutes na Feira Agroecológica, barraca "Coisas da Sogra", às quintas-feiras, das 16h às 20h, na quadra 1 da rua Doutor Fuas de Matos Sabino, próximo da avenida Getúlio Vargas, em Bauru-SP. Eu recomendo! 


17 comentários:

  1. Amei os panos de prato! Nunca vi deste tipo em Araçatuba! =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que fiz exclusivamente para minha cozinha, são personalizados...
      Mas faço para a sua se quiser! ;)

      Excluir
  2. bom gosto e praticidade adorei.........................

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Agradeço o elogio e a visita, volte sempre!

      Excluir